Páscoa com alma pomerana

Foto: Gislene Bastos

Último fim de semana do verão e já podemos ir observando o outono que chega! E se a temperatura vai ficando mais amena, o calendário nos lembra que é quaresma... A Páscoa já, já vai chegar. Por esses dias tem uma cidade que fica ainda mais encantadora: Pomerode, em Santa Catarina. Livre do calorão que assola o Vale do Itajaí nos meses mais quentes e abafados, a cidade ganha agora muito mais charme com o colorido pascoal. À partir de hoje, e até o dia 07 de abril, sábado de Aleluia, os moradores realizam a Osterfest – um festival de Páscoa. É a oportunidade para conhecer costumes herdados dos imigrantes alemães e, ainda, se deliciar com o banquete de pratos típicos e doces oferecidos pelos restaurantes e confeitarias.

Foto: Gislene Bastos

Foto: Gislene Bastos

E a programação da Osterfest ainda conta com oficinas artísticas, feira de artesanato, Casa do Coelho – com coelhos de verdade! – apresentações culturais. A comunidade enfeita as casas, os comerciantes fazem promoções... Na Pousada Rural Mundo Antigo a atração é a pintura dos animais. Coelhos, cachorros e cavalos ganham colorido com o uso de tintas à base de raízes, não tóxicas. Ovinhos artesanais recheados com a receita da “Oma” também são fáceis de encontrar. Tem ainda a opção de passeios de carro de mola e bicicleta com saídas da Praça do Portal! Já no Museu Pomerano estão expostas as casquinhas pintadas, e premiadas!

Foto: Divulgação


Árvore de Páscoa
Pra quem é de descendência alemã – ou já morou no Vale do Itajaí – não é novidade. Mas, se você não faz parte de nenhum desses grupos, eu dou colher e explico a tradição: diferente do pinheirinho natalino, cheio de vida! – a Osterbaum é montada num galho seco. Imagem dura que simboliza a frieza da morte de Cristo no sepulcro. Os ovinhos coloridos, usados como enfeite, anunciam a vida que está para ressurgir.  A tradição sempre foi repetida em Pomerode e neste ano ganhou uma representação em tamanho gigante. A árvore montada em frente ao Teatro Municipal tem 12 metros de altura e 12 mil casquinhas de ovos. É a maior da América! E a intenção é que passe a figurar no Guiness Book, o Livro dos Recordes. Veja como foi a montagem da mega Osterbaum clicando aqui!



Ficou com vontade de participar da Osfert? Vá sem pressa... E, não deixe de incluir no trajeto um desvio pelas estradinhas rurais – a maioria asfaltada, sim! – de Pomerode. É nessa “perdida” que você vai ficar ainda mais perto da alma pomerana...

Foto: Gislene Bastos

Foto: Gislene Bastos

Comentários

  1. Conheci Pomerode em 1985 e fiquei perdidamente apaixonada por esse lugarzinho alemão no Brasil!

    Enveredamos pelas estradinhas rurais e sentimos a emoção de ver as casinhas muito bem cuidadas, com cortina de renda e flores no jardim.

    Voltamos em 1987 e levamos um susto, pois a cidade tinha crescido muito e a estrada de chegada, antes quase deserta, estava ocupada com muitas construções ! Mas logo encontramos a Pomerode querida, percorrendo as estradinhas.

    E no rádio do carro ouvíamos músicas alemãs ! Um encanto !!!

    Imagino como estará Pomerode agora, tantos anos depois... Mas sua postagem me alegrou, ao ver que aquela magia rural ainda existe por lá.
    Adorei a postagem !
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário