Jacatirão em flor

O tempo bem poderia ser contado com base nas floradas da natureza. Apesar de ocorrerem em maior número na primavera, não é só nesta estação que podemos observar e nos encantar com as flores. Assim, temos ao longo do ano uma sucessão de belas imagens. Orquídeas, em todas as suas variedades, florescendo de janeiro a dezembro, cerejeiras de junho a setembro, ipês amarelos e roxos em agosto/setembro, hortênsias do começo da primavera até o finalzinho do outono, lírios em novembro, jacatirão em dezembro. E é para este último que peço a sua atenção.



Já deu uma olhadinha para a mata em volta de casa, cidade, estrada? Se você mora em região de Mata Atlântica vai perceber que no mar verde da floresta há algumas árvores altas, floridas, com cores que variam do branco ao lilás. O jacatirão é uma espécie símbolo de áreas da mata atlântica em regeneração e vive no máximo vinte anos. A árvore cresce rápido e tem uma vida curta - para dar espaço para outras espécies, plantas de crescimento mais lento e que vão ter uma vida bem mais longa, de centenas de anos... se o homem deixar, claro!

Para florescer o jacatirão precisa de muita luz e solo úmido. Também não tolera baixas temperaturas. Muito provavelmente por causa disso ocorre numa profusão deliciosa na Serra do Mar. Quer conferir? Pegue qualquer estrada que ligue a região serrana ao litoral, entre o Espírito Santo e Santa Catarina. Uma boa dica é o trecho da BR-101 que vai da divisa do Paraná com o estado catarinense até Joinville. A rodovia está ladeada pela Árvore do Natal. 


Impossível não se alegrar! Há até quem defenda o jacatirão como o “pinheirinho de Joinville” porque além da florada típica no Natal, ainda tem uma copa larga e bem poderia abrigar muitos presentes aos seus pés... Bem original. BORAE dar uma olhada?





Comentários

  1. Que bom encontrar uma pessoa que também observa essa mágica caminhada floral das árvores ao longo dos anos !
    Eu já sei quando vai florescer cada espécie e adoro quando descubro novas floradas que ainda desconhecia.
    O que v. chama de Jacatirão, me parece ser a Quaresmeira (Tibouchina granulosa), que floresce na época da quaresma.

    Muito bonito !

    ResponderExcluir

Postar um comentário